Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Mesas digitalizadoras: qual comprar e como escolher?

November 28, 2020 - December 31, 2020

| $100

mesa digitalizadora desenho é a principal aliada dos profissionais de design, fotografia e arquitetura na criação de artes. Com ela, é mais fácil converter os seus esboços de papel em arquivos digitais. Os profissionais que mais utilizam as mesas digitalizadoras são: o ilustrador e o designer gráfico.

A mesa digitalizadora funciona com software de desenho gráfico, permitindo que o usuário desenhe diretamente na tela ao invés de utilizar um mouse ou outro método de entrada.

A adaptação toma algum tempo, mas a persistência traz uma melhoria boa em seu fluxo diário.

Quer saber mais sobre a tecnologia que foi feita sob medida para inovar a sua criatividade? Então continue a leitura e descubra tudo o que precisa saber na hora de fazer a sua escolha!

Escolhendo a sua mesa digitalizadora

Para escolher a melhor mesa digitalizadora, você deve considerar alguns pontos importantes como tamanho, níveis de pressão e resolução.

Tamanho

A área ativa de uma mesa digitalizadora nada mais é do que a área em que você irá desenhar, pintar, escrever, enfim… usar a caneta. A área ativa fica no meio da mesa, entre as bordas. É nela que você deve trabalhar.

Se você precisa realizar trabalhos mais simples como edições básicas de imagens ou escrita, os modelos menores são uma ótima opção para quem não quer investir tanto e possui pouco espaço na mesa de trabalho.

Já para projetos grandes e com muitos detalhes, as mesas maiores oferecem uma experiência de desenho mais próxima da realidade.

A nossa recomendação, aqui, é que você compre uma mesa digitalizadora cuja área ativa seja de um tamanho próximo ou igual ao tamanho do seu monitor. Sabemos que muitas vezes isso não é possível devido ao orçamento, mas procure comprar uma mesa digitalizadora com a área ativa mais próxima do tamanho do seu monitor.

Níveis de Pressão

O número de níveis de pressão de uma mesa digitalizadora é o que define o quanto ela é capaz de identificar diferentes níveis de força dos traços.

Modelos com muitos níveis de pressão podem reproduzir traços mais finos quando desenhados com menos força e mais grossos ao aumentar a força do risco. Assim, opte por modelos com, pelo menos, 2000 níveis. Afinal, quanto mais níveis, melhor.

Resolução

A resolução de uma mesa digitalizadora é medida em LPI, sigla em inglês para Linhas Por Polegada. Na prática, o LPI vai dizer quantas partes do seu traço será reproduzido na tela em cada polegada.

Mesas com baixa resolução geram traços pixelados e nada realistas. Por isso, se você quer fazer desenhos com altos níveis de detalhes, escolha modelos com resolução aproximada de 5000 LPIs.

Botões de atalhos

Você irá perceber que algumas mesas digitalizadoras possuem botões de atalhos programáveis. Esse botões se encontram tanto na caneta stylus quanto nas laterais da mesa. Nos botões que ficam na caneta podemos configurá-los para que eles façam as mesmas funções dos botões do mouse.

Já os que ficam na própria mesa podem ser usados para executarem as funções que você usa com mais frequência. Talvez dar zoom ou tirar zoom, avançar e voltar, alternar entre cores ou entre tipos de pincéis e pontas. Enfim, o que vai dizer aqui é a sua necessidade de uso. Quanto mais botões programáveis, melhor!

Tipo de caneta

Quando falamos em canetas stylus para mesas digitalizadoras há, basicamente, 2 tipos: com pilha e sem pilha. As canetas com pilhas são encontradas com as mesas mais baratas e mais simples. Elas são até um pouco incômodas, já que são maiores e mais pesadas, devido ao peso das próprias pilhas.

Já as canetas sem pilha, por sua vez, são mais finas e mais leves, justamente por não terem o peso adicional das pilhas. E como elas funcionam? Por bateria? Também não. elas usam uma tecnologia chamada de EMR (Ressonância Eletromagnética).

Na prática, as canetas com tecnologia EMR são recarregadas sempre que tocam a área ativa da mesa digitalizadora. Não disse que isso é coisa do futuro!?

3 Mesas Digitalizadoras para substituir a WACOM Intuos(Boa e Barata)

Fundada em 2005, A XP-PEN é uma empresa de profissional que produz mesas digitalizadoras , Display Monitores Interativos e produtos relacionados. A XP-Pen possui as melhores e mais precisas soluções para quem pretende desenhar, editar fotos, ilustrar, pintar, entre outras tarefas. Com mais de 15 anos de experiência no mundo dos comprimidos gráficos.

1. XP-PEN Star G640 – Mesa digitalizadora compacta e potente

Se você quer mesmo um modelo de mesa digitalizadora bem compacto e leve, a XP-Pen Star G640 é a melhor opção. Ela tem uma sol de mais de 5080 LPIs e reconhece mais de 8 mil níveis de pressão. Esse conjunto garante uma ótima qualidade de imagem e traços precisos.

Esse modelo é ótimo tanto para usuários iniciantes quanto para profissionais. Ela é muito fácil de usar e de aprender todas as configurações. a caneta vem com 20 pontas extras e ela funciona sem bateria. Talvez o único ponto negativo é que ela não tem a função borracha.

Não é a mais avançada do mercado ( 6 x 4 polegadas ), mas para um usuário iniciante é ótimo! Ela é pequena mas possui uma área ativa relativamente grande e confortável de se trabalhar. A sua instalação também é muito simples.

2. XP-PEN Deco 01 V2 – Uma das mesas mais completas do mercado

A mesa Deco 01 V2 , da XP-PEN é um modelo que pode ser usada não apenas em computadores com Windows e Mac, mas também em smartphones e tablets com Android. Infelizmente, ela não é compatível com iPhones e iPads.

A caneta stylus conta com mais de 8 mil níveis de pressão e 8 teclas personalizáveis. Ela também reconhece a inclinação da caneta . Outro ponto positivo é que ela funciona sem bateria.

O tamanho dessa ( 10 x 6.25 polegadas ) mesa digitalizadora da XP-PEN pode enganar, mas ela é bem completa de funções e atende muito bem aos mais variados perfis de profissionais criativos.

3. XP-Pen Deco Pro – A melhor mesa digitalizadora intermediária

A mesa digitalizadora Deco Pro Small & Medium, da XP-PEN , é um dos melhores modelos intermediários do mercado. Oferece um custo x benefício altíssimo e não cobra um preço tão elevado para as funções que oferece.

A própria mesa é feita com materiais Premium, tais como alumínio . Ele vem com 8 botões programáveis e duas rodas que dá mais precisão e mais versatilidade na hora de manipular desenhos.

A caneta stylus PA1 funciona sem bateria e reconhece 8.192 níveis de pressão. Além disso também é sensível à inclinação da caneta . Então, se você precisa realizar trabalhos de extrema precisão, esse é o modelo ideal.

Ela possui uma área ativa de versão Small 9 x 5 polegadas ou versão Medium 11 X 6 polegadas . O design dessa mesa também chama atenção, pois ela é ultrafina, medindo apenas 2mm .

Conclusão

As mesas digitalizadoras irão te ajudar a fazer um incrível trabalho, mas elas não fazem tudo sozinha. Para usar a sua mesa digitalizadora você irá precisar de um bom notebook ou computador.

Na hora das compras confira o tamanho, resolução e pressão da sua mesa. Você também pode levar esse artigo como referência na hora da sua compra. Boa sorte!

Details

Start:
November 28, 2020
End:
December 31, 2020
Cost:
$100

Organizer

XP-PEN
Phone:
351920372005
Email:
xiaobaiyang258@gmail.com
Website:
https://www.xp-pen.pt

Venue

Altice Arena
Lisbon
Jeddah, 1000-001 Saudi Arabia